quinta-feira, 9 de abril de 2009

Curiosidades Fórmula 1

Os três únicos pilotos que conseguiram a pole-position em seu primeiro GP foram Giuseppe Farina (Inglaterra, 1950), Mario Andretti (EUA, 1968) e Carlos Reutemann (Argentina, 1972).

No GP de Mônaco, o câmbio é acionado 2730 vezes durante a corrida. Isso equivale a uma mudança de marcha a cada 2,3 segundos.

A primeira corrida de Fórmula 1 disputada por dois irmãos foi o GP da Argentina, em 1971. Emerson e Wilson Fittipaldi correram com carros da escuderia Gold Leaf Lótus.

Emerson Fittipaldi foi o único brasileiro a vencer uma corrida em sua primeira temporada na Fórmula 1 (GP dos Estados Unidos, 1970).

O câmbio tem 7 marchas, mais a ré, raramente é usada. Alguns carros nem possuem a ré.

Um dos motores mais leves do mundo é o V8, usado pela F1. Ele pesa apenas 98 Kg.

Em média, um piloto perde 2 kg por corrida

O peso mínimo do carro com um tanque vazio e o piloto dentro é de 605 Kg.

352 toneladas de equipamentos são transportados para os GPs fora da Europa, por aviões de carga.

A maior velocidade atingida por um Fórmula 1 em um GP atualmente é de 362 Km/h

O giro máximo permitido de um motor é de 19.000 rotações por minuto

De 0 a 100 Km/h um F1 leva 2,6 segundos

2 segundos é o tempo que um F-1 a 200 km/h leva até parar completamente numa freada.

25 botões estão no volante do carro, cada um para um comando específico.

55ºC é a temperatura média dentro do cockpit.

1000ºC é a temperatura do freio de F-1 quando exigido em seu limite.

US$ 5000 é o preço de um único jogo de quatro pneus.

60 000 pneus são utilizados numa temporada.

80 funcionários por equipe comparecem em cada GP.

40 TVs de plasma ficam nos motorhomes das maiores equipes.

40 quilômetros de cabos elétricos/eletrônicos fazem funcionar toda a parafernália de equipamento das escuderias.

100 quilos de macarrão são servidos nos boxes da Ferrari.

1800 pãezinhos são devorados no camarote da BMW, em cada GP.

Fonte: http://www.curiosando.com.br/11/2008/curiosidades-da-formula-1/

Nenhum comentário:

Postar um comentário