domingo, 29 de março de 2009

CPI do Futebol foi arquivada no Congresso , serà por que?

O Congresso Nacional arquivou, o requerimento que propõe uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades tributárias em clubes de futebol.
Após um forte lobby da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de alguns governadores, o requerimento contou apenas com a assinatura de 168 deputados, três a menos do que o necessário para a instalação. No senado, 39 senadores apoiaram as investigações, 13 a mais ao número exigido. Como a proposta era de investigação pelas duas Casas, a CPI foi derrubada.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que também trabalhou pela coleta de assinaturas, disse que a retirada de apoio mostra a falta de credibilidade da Casa. "O Congresso é achincalhado e hoje fez jus a isso", disse.

O principal argumento do lobby feito pela CBF foi de que as indagações em uma CPI poderiam atrapalhar a realização da Copa no Brasil em 2014.

O requerimento para a instalação da CPI do Futebol não teve o número mínimo de assinaturas necessárias. O documento contava com o apoio de 164 deputados, quando o mínimo é 171 assinaturas.


Càssio Freires

Nenhum comentário:

Postar um comentário