sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O "imponderável" apareceu!

Por: Thiago Garcia


Os jogos ontem pelo Brasileirão me fez lembrar com risos e ao mesmo tempo com saudades a figura ímpar de Nelson Rodrigues. Como era bom ler esse conhecedor – digno de nota - do nosso futebol.

Nos tempos de Nelson tínhamos o que podemos chamar de “tempo de ouro” do futebol brasileiro. Ora, como esquecer os jogos do Botafogo de Garrinha, Santos regido por Pelé? Digo essas duas equipes apenas para demonstrar a incomparável rivalidade entre o futebol paulista e carioca, rivalidade essa que não vemos com tamanho espetáculo atualmente.

Se perguntássemos aos torcedores de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, certamente não encontrariam alguém que errasse a escalação de seu time. Havia uma permanência por mais tempo dos ídolos dessas equipes. Não esquecendo ainda que esse fato hoje inexistente atrelava-se em âmbito nacional, afinal, o feito também era notado em outros Estados. Quem não se lembra dos memoráveis esquadrões montados por Cruzeiro e Atlético em Minas Gerais ou de Grêmio e Internacional no Rio Grande do Sul?

Pois bem, tempo este tantas vezes descrito com maestria por Nelson Rodrigues, que mesmo sem poder ver o que ocorria dentro de campo devido a sua deficiência visual, conseguia sentir e até mesmo dizer que tal jogador não estava bem no jogo.

Nelson Rodrigues ainda criou para os resultados inesperados para o futebol, o que muitos hoje chamam de “zebra”, algo extremamente poético. Ele se referia a esse ocorrido como sendo o “IMPONDERÁVEL” do futebol.

E não é que o imponderável decidiu atacar nessa última rodada do Campeonato Brasileiro. Basta lembrarmos o que ocorreu na quarta-feira no Morumbi, o São Paulo tropeçou diante do Coritiba, resultado que deixou após o jogo os jogadores tricolores visivelmente abatidos, pois sabiam que o líder Palmeiras certamente abriria sete pontos de vantagem, afinal, quem se arriscaria dizer o contrário? Jogo contra o Avaí no Parque Antártica - “barbada para o Palmeiras”, só restava tentar adivinhar de quanto o time de Muricy Ramalho iria vencer. No entanto, esqueceram de Nelson Rodrigues e o seu “imponderável”.

Algo que nem mesmo o torcedor são paulino mais esperançoso imaginava ocorrer acabou acontecendo. Após estar perdendo por 2 a 0 ainda conseguiu mesmo que no sufoco empatar com o Avaí. Coisas que somente o futebol e suas surpresas podem proporcionar.

O "IMPONDERÁVEL" manteve o campeonato aberto e certamente ainda trará muitas surpresas nas próximas rodadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário