sábado, 27 de junho de 2009


Australianos Joel Parkinson eTaj Burrow brigam pela ponta no mundial de surfe

Por: Fagner Reymond


Muitas novidades no ‘world tour’ 2009. Depois de alguns títulos consecutivos do norte-americano Kelly Slater, este ano a maré não esta para peixe para o eneacampeão mundial.
Após a etapa do Tahiti, os ânimos ficaram ainda mais acirrados no circuito e dois australianos ‘de peso’ brigam para conquistar o tão sonhado título mundial. De um lado o líder do ranking Joel Parkinson e do outro o compatriota Taj Burrow, que ‘brilhou’ no Billabong Pro e demonstra muita vontade em "roubar" a cena.
A última etapa do "world tour" foi de muitas surpresas, além das temidas ondas de Teahupoo não aparecerem, os favoritos também não se mostraram em sua melhor apresentação e "shows",de um bom surf que sempre agita os amantes e praticantes do esporte aquatico.

O atual campeão do mundo Kelly Slater está realmente num ano ruim e finalizou o evento perdendo na sua estreia e conquistando apenas o 17º lugar nas três etapas realizadas, entretanto Joel Parkinson e Taj Burrow estão num dos melhores anos das suas carreiras e a luta pelo título já está na "pauta" de discussão destes dois ídolos australianos.

Joel Parkinson em grande forma está determinado a conquistar o título mundial 2009. Com vitórias consecutivas nos dois primeiros (Snapper Rocks e Bells Beach), Parko apareceu no Tahiti como um forte adversário e que precisava ser derrubado na terceira etapa.


Assim como Kelly Slater, Mick Fanning, Dane Reynolds e outros, Joel Parkinson não resistiu a "pressão" e protagonizou uma das surpresas do Billabong Pro Tahiti ao ser eliminado no "round" 3, deixando a porta aberta para Taj Burrow, que está com os olhos no primeiro lugar do circuito mundial.
Taj Burrow sobreviveu "round" após "round" às eliminações e chegou à final, onde encontrou pela frente o inspirado Bobby Martinez, que procurava uma segunda vitória em Teahupoo.

Mesmo com um surf de alto nível, Burrow conclui a etapa com vice-campeão, atrás do "score" impressionante de 18.46 pontos de Bobby Martinez.

Com o resultado, Taj Burrow alcançou além da segunda posição do ranking do "World Tour" 2009, uma motivação extra para a próxima etapa que será realizada no Brasil.

Mas se vocês acham que a luta pelo lugar mais alto do ASP World Tour se resume entre os australianos a historia não é bem assim, o experiente Occy apimentou ainda mais a discussão e afirmou que: “Vai ser um ano difícil com Parko, Taj e Mick na luta. É difícil dizer quem será o campeão, mas este será o ano de um "natural-footer".”, resume em entrevista.

A próxima parada do "world tour" 2009 é na praia da Vila, Imbituba, no sul de Santa Catarina. Faça sua aposta, e que vença o melhor.

fotos: asp/ci/kirstin via Getti images

Nenhum comentário:

Postar um comentário